A validade dos cogumelos é bem relativa, já que depende bastante da forma como são produzidos, e principalmente dos cuidados que o produtor toma imediatamente após a colheita. Como não se consegue ter essas informações no ato da compra, melhor consumi-los em até uns 5 dias, para maior garantia do sabor original. Após, eles podem criar umidade e alguns fungos, o que, se acompanhados, também podem ser tratados.
Existem alguns cuidados que podem ajudar a dar um maior tempo de geladeira sem perder o sabor. O 1º deles é somente compra-los frescos se você tiver a intenção de utilizá-los em até uns 5 dias. Senão prefira os ultracongelados ou secos.
Os 2 fatores que mais contribuem para a perda dos cogumelos são o aumento de temperatura, principalmente para os que são cultivados em baixa temperatura, e o excesso de umidade, que não será absorvido por eles, então o risco de criar fungos é grande.
Quando comprar:
1) Não manter em temperatura alta. Transporte-os se possível em uma bolsa térmica e evite manter no carro ou fora da geladeira por muito tempo.
2) Não lavar para guardar. Ao contrário, se houver algum indício de água sobre os cogumelos passe um papel toalha para secar.
3) Armazene os cogumelos nas prateleiras abertas, não nos compartimentos fechados. 1° para que você não os esqueça por lá, e 2° para que possam respirar livremente.
4) Antes de colocar na geladeira, faça uns furinhos no plástico da bandejinha (ou saco) para que eles possam respirar.
5) Uma forma bem eficiente é removê-los da embalagem plástica, envolvê-los em papel toalha, e voltá-los para uma embalagem plástica perfurada (tipo um ZIPLOC). Pode até optar por colocá-los , embrulhados em papel toalha, em uma embalagem de vidro coberto por filme perfurado.
6) Outra forma de mantê-los bem é colocá-los em sacos de papel (aqueles de pão mesmo). Se não tiver saco de papel, enrole-os em papel toalha. Eles vão desidratar um pouquinho, dependendo da umidade da geladeira e do tempo que ficarem armazenados, porque o papel vai absorver o excesso de umidade, mas com certeza durarão mais tempo e se manterão mais saudáveis.
7) Evite colocar os cogumelos perto de alimentos com fortes odores ou sabores, porque eles os absorvem como uma esponja.
8) Tome cuidado para não empilhar outros alimentos em cima deles. Cogumelos esmagados ou machucados estragam com mais facilidade.
9) Se não tiver uma ideia de como prepará-lo em até uns 4, 5 dias, vejas as DICAS DE RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS COM COGUMELOS que preparamos para evitar o desperdício.
10) Mesmo assim se achar que não vai conseguir prepará-los em até uns 4, 5 dias, faça uma pré preparação (basta refogar levemente no azeite com uma pitadinha de sal) e guarde em um recipiente bem fechado. Quando voltar a prepará-lo, faça o refogado normalmente. Pode durar mais uns 10 dias.
11) Ainda assim considere secá-los ou congelá-los. Veja a seguir.
Dicas de receitas super fáceis e rápidas com cogumelos
Pizza: Utilize a massa que quiser (pão sírio é uma ótima opção), coloque o molho de tomate, a seguir distribua os cogumelos fatiados ou desfiados, acrescente o que mais quiser e cubra com queijo. Forno médio uns 9, 10 minutos e pronto! Molho de macarrão: Refogue rapidamente o cogumelo fatiado ou desfiado uns 8 minutinhos com azeite e acrescente na finalização do seu molho preferido.
Sopas: Basta acrescentá-los ao cozimento da sopa. Pode inclusive triturá-lo para deixar a sopa bem cremosa.
Lanches: Refogue rapidamente os cogumelos com manteiga e acrescente-os ao seu lanche ou hamburguer.
Acompanhamentos de carnes: Salteie os cogumelos com azeite e acrescente-os àquele delicioso bife que você acabou de preparar.
Veja outras receitas no nosso blog. Temos certeza que você vai encontrar uma forma de preparar e apreciar muito bem seus cogumelos para não deixá-los perder, mesmo que você esteja naquela correria do dia a dia. Bom apetite!
Cogumelos podem ser congelados? Como? Saiba aqui!
Cogumelos contem muita água, cerca de 90%, portanto o congelamento no freezer normal não é o mais indicado, já que criam cristais de gelo que podem destruir as fibras e alterar a textura e o sabor. O melhor é utilizar o ultracongelamento, que cria apenas microcristais de gelo, mantendo as condições naturais do cogumelo. O sabor e os nutrientes são preservados. Mesmo assim alguns cogumelos não são muito indicados. Consideramos como melhores para o congelamento o shiitake e o pleurotus salmão.
Mas evitando perder cogumelos que vão ficar na geladeira, aqui vão algumas dicas que podem ajudar:
1) Devem ser congelados enquanto ainda estiverem bons, com boa aparência. Não esperar começar a deteriorar para congelar ou secar.
2) Devem ser fatiados ou desfiados e congelados em formas de alumínio, espaçados. Após congelados devem ser guardados em casos plásticos próprios para congelamento, removendo todo o ar antes de fechar, se possível a vácuo, para que não queimem dentro do freezer.
3) Melhor que sejam cozidos antes de serem congelados. Um rápido cozimento, 3 a 4 minutos, já é suficiente, mas ele deve ficar sequinho. E melhor ainda se foram cozidos no vapor. Vão durar mais e mantêm mais a textura e o sabor.
4) IMPORTANTE: Quando for descongelar, faça isso diretamente na panela, com um toquezinho de óleo ou azeite, descongele mexendo para descongelar por igual e quando reduzir bem a água, coloque os temperos e refogue mais alguns minutinhos. Se fizer bem feitinho, ficam ótimos!
5) Durabilidade média: 6 a 9 meses.
A Quinta dos Cogumelos tem cogumelos ULTRACONGELADOS prontinhos para o preparo. Temos o shiitake, salmão e um Mix, já fatiados, sem talos, ultracongelados na temperatura correta, buscando manter a textura, o sabor e os nutrientes. VEJA AQUI ou fale conosco.
Como secar cogumelos? Saiba aqui!
Os cogumelos secos podem ser reidratados conforme necessário. Isso dá praticidade sem ter que se preocupar tanto com a validade.
Use um forno de baixa temperatura (entra 40 e 55°) ou um desidratador de alimentos. Retire toda a umidade dos cogumelos para que não criem fungos depois de guardados. Não se assuste pois eles terão um rendimento médio de 10%. Em seguida, mantenha-os em um recipiente hermético ou sacos PP em local seco e fresco.
Experimente secar um pouco e veja se vale a pena. Você poderá descobrir que eles são tão bons quanto os cogumelos frescos. Há várias receitas com cogumelos secos, mas se não tiver nenhuma ideia quando quiser utilizar, hidrate-os e jogue-os com a água em um risoto, molho de macarrão ou sopa. Ficarão deliciosos!
A Quinta dos Cogumelos tem cogumelos secos prontinhos para o preparo. Temos o shiitake, salmão e um Mix, já fatiados, sem talos, secados na temperatura correta, buscando melhorar o sabor e os nutrientes. COMPRE AQUI ou fale conosco.
Antepastos e Conservas de cogumelos! SAIBA MAIS AQUI.
2 Comentários
Muito obrigado pelas dicas tão úteis!
Dicas excelentes principalmente pra quem nao tem o costume de comer estes alimentos.