O Eryngui é o de maior tamanho do gênero pleurotus, tem o caule grosso e carnudo e o chapéu apenas cobrindo o caule, mas o caule é todo macio, com aroma agradável e sabor bem suave e elegante, destacando bem o sabor umami.
Nos EUA ele é conhecido chamado de king oyster (cogumelo ostra rei).
Mas para um preparo rápido e fácil basta grelhar com azeite, e sal, mas permite muita criatividade e sofisticação nos preparos.
Tem um formato que permite cortá-lo em rodelas, então fica perfeito para preparado em espetinhos, como “lula a dorê”, “vieiras grelhadas”, ou como escalope.
Apesar do tamanho grande, há também os pequenos e os minis, que facilitam bastante o preparo de pizzas, empanados crocantes, teriakis, complementos de receitas e também grelhado rapidamente.
Ainda pouco conhecido na culinária brasileira, mas já muito apreciado pelos mais renomados chefs.
Originou-se das margens do Mar Mediterrâneo, já é produzido em todo o mundo mas principalmente no Japão, China e Coreia.
É livre de colesterol e sódio, de baixa caloria e pode reduzir o risco de acumulação de gordura no fígado, entre muitos outros benefícios para a saúde.
Como Comprar:
- O eryngui, apesar de conhecido por ser grande, pode apresentar tamanhos pequenos, inclusive o mini que é super fácil de preparar, então pode ser escolhido o que melhor se adequar à receita.
- Melhor que o chapéu esteja um pouco fechado.
- Não pode ter mal cheiro.
- Sem sinais de mofo e de umidade excessiva dentro da embalagem. Com boa aparência no geral, sem manchas escuras.
Tipos de Embalagens:
À granel, bandejinhas de 200g, sacos de 200g, 500 g e 1kg.
Validade:
10 a 12 dias.
Conservação:
Sob refrigeração de 2 a 5°.
Informação Nutricional:
Porção de 100g. Quantidade por porção, % VD*. Valor energético, 26 kcal = 106,74 kJ, 1%. Carboidratos 5,6g, 2%, Proteína 2,6g, 4%, Fibra 4,4g, 18% – Não contém sódio nem quantidades significativas de gorduras.
Não contém glúten.
Nosso ERYNGUI está disponível nas seguintes apresentações:
- Fresco;
- Pode estar presente no Pó Mix.
Quer saber mais sobre o ERYNGUI?
Acesse nosso blog e encontre dicas, receitas e muitas outras informações.